FÓRUM 5/7 (Aos alunos do 2º e 3º EM)

PRAZO PARA PARTICIPAÇÃO DO FÓRUM 5/7: 11/06/2017 (próximo domingo)

ASSUNTO: Reforma do Ensino Médio no Brasil: prós e contras!

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Entenda a reforma do ensino médio

Novo Ensino Médio – DÚVIDAS

Reforma do ensino médio esbarra em falta de estrutura e recursos

84 comentários

  1. Desde o inicio, as mudanças no Ensino Médio propostas por Temer são abusos. O formato da legislação dessa reforma, Medida Provisória, não permite uma discussão por parte da sociedade e dos setores envolvidos com a educação, visto que, o parecer é aplicado imediatamente após a assinatura do presidente. Até mesmo a Base Nacional Curricular Comum, que demandará mais tempo para ficar pronta, não permitiu, até agora, a participação popular de maneira pertinente.
    “Recebemos a MP como uma forma bastante autoritária. Estávamos participando dos debates do projeto de lei da reforma. Não havia consenso sobre a reforma do ensino médio, mas havia debate. Os professores, por meio dos sindicatos e escolas, estavam se posicionando. Esse debate foi totalmente interrompido”, diz a professora do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, Elisane Fank.
    No link abaixo, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, diz um pouco acerca de sua opinião contrária a proposta de Michel Temer:
    http://www.valor.com.br/politica/4967346/haddad-critica-reforma-do-ensino-medio-por-meio-de-mp

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    1. Infelizmente, devido aos muitos problemas do Ensino Médio no Brasil, o presidente Temer preferiu utilizar o recurso da Medida Provisória, pois, para ele, as mudanças são urgentes. Além disso, como existe uma crise econômica no país, Reforma do Ensino Médio tem como um de seus objetivos qualificar melhor e mais rapidamente a mão-de-obra para o mercado de trabalho, o que justifica o caráter de urgência das propostas do Executivo.

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      1. Concordo com você Andre, o presidente Michel temer tomou essa medida muito rapidamente, sendo ela provisória, e exatamente por essa questão de querer melhorar o mercado de trabalho da nossa nação. Porém isso poderá fazer com que o nível de escolaridade abaixe e possívelmente muitos terão que trabalhar em locais não adequados pela questão do subemprego.
        https://www.google.com.br/amp/g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/politica/noticia/senado-aprova-texto-base-da-mp-da-reforma-do-ensino-medio.ghtml

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  2. A Reforma do Ensino Médio, proposta pelo presidente Michel Temer, é uma tentativa de melhorar o sistema educacional brasileiro defasado. Com essa reestruturação, o aluno terá a oportunidade de escolher o que vai estudar, focando no desenvolvimento da área na qual possui maior aptidão. Haverá disciplinas, que o governo considera básicas para o desenvolvimento do estudante, que serão obrigatórias, sendo elas: língua portuguesa, matemática, filosofia, sociologia, educação física e artes. A modificação no currículo obrigatório procurará evitar a evasão escolar, atacando-a em um de suas motivações: o desinteresse pelas as matérias exigidas na Base Nacional Comum Curricular.
    O link abaixo responde às perguntas mais frequentas relacionadas as mudanças no Ensino Médio no Brasil:
    http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

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    1. Um grande problema dessa escolha do aluno a sua área do conhecimento de preferência é a imaturidade. É impossível exigir que todos os alunos do Ensino Médio tenham consciência e noção de sua escolha. Muitas pessoas, em idade adulta, demoram muito tempo para acertarem a carreira profissional. Como é possível, então, exigir isso de adolescentes em pleno processo de formação escolar?
      LINK: https://www.youtube.com/watch?v=pndQmJhpN2o

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      1. concordo plenamente com o Davi , pois te adolescentes que estão no terceiro ano do ensino médio e não sabem o que querem fazer da vida , então pedir isso para uma criança que esta sempre mudando de opinião seria injusto com as outras que antes tiveram tempo para pensar sem pressão. http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/518721-DEBATEDORES-LISTAM-ARGUMENTOS-FAVORAVEIS-E-CONTRARIOS-A-MP-DO-ENSINO-MEDIO.html

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    2. Concordo tanto com você Davi e também com a Ana Gabriela, porque apesar de muitos jovens acharem que são capazes de escolher o que farão na sua vida toda com apenas 16 e 17 anos, eles já demonstram essa imaturidade ao dizer isso, pois muitos adultos de cerca de 30 anos ou mais ainda tem duvidas do que fazer em suas vidas.
      https://www.google.com.br/amp/am.zerohora.com.br/amp/7730032/o-que-os-alunos-pensam-sobre-a-reforma-do-ensino-medio

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    3. A Reforma do Ensino Médio ficará apenas na tentativa de modernizar o sistema educacional brasileiro. Não há investimentos e infraestrutura suficientes para atender a demanda do ensino integral. Se já existem problemas estruturais com a carga horária atual (800 horas por ano), com o aumento dela (as mudanças de Temer propõem 1400 horas por ano), os problemas se agravarão. Além disso, a maioria das escolas públicas não terão condições de oferecer mais de duas áreas do conhecimento, o que gerará desigualdades ainda maiores entre o ensino público e o privado.
      O link abaixo coloca quatro opiniões sobre a Reforma, duas contra e duas a favor:
      http://exame.abril.com.br/brasil/4-opinioes-sobre-o-novo-ensino-medio-para-voce-formar-a-sua/

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  3. O que é a reforma do ensino médio?

    Segundo um site: ”A reforma do ensino médio é um conjunto de novas diretrizes para o ensino médio implementadas via medida provisória e apresentadas pelo governo federal em 22 de setembro de 2016. Para não perder a validade, o texto precisava ser aprovado em até 120 dias (4 meses) pelo Congresso Nacional.”

    http://site.anpuh.org/index.php/2015-01-20-00-01-55/noticias2/noticias-destaque/item/4014-nota-anpuh-reforma-ensino-medio-nota-da-associacao-nacional-de-historia-sobre-a-reforma-do-ensino-medio

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  4. como o André citou existem pontos positivos para a reforma, mas existem também os pontos negativos. O ensino médio é uma base para futuro dos cidadãos, as matérias ali ensinadas são úteis para o ”crescimento” e necessárias em todos os aspectos da vida de uma pessoa, elas são consideradas como conhecimento básico para um ser humano. Com o corte de algumas matérias, que não são consideradas especificas para alguns cursos, quem acaba sendo prejudicados são as próprias pessoas..

    http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2016-09-24/reforma-do-ensino-medio.html

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  5. A Reforma do Ensino Médio, proposta pelo governo de Temer, é um retrocesso em um sistema educacional já atrasado. Todos os progressos feitos para o acesso da população de menor renda ao ensino superior e a posições profissionais de destaque serão apagadas. Enquanto alguns terão um ensino preparatório e de qualidade, a maioria da população estará fadada a um ensino técnico de baixa qualidade que a levará ao subemprego. Portanto, essa mudança no Ensino Médio brasileiro pode se traduzir em manutenção da estrutura estamental da sociedade e das disparidades iguais já existentes, em vez de modernização no quadro educacional do país.
    LINK: https://www.cartacapital.com.br/educacao/reforma-do-ensino-medio-e-um-retorno-piorado-a-decada-de-1990

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  6. A reforma do ensino médio tem sim seus prós e contras , ultimamente nao estamos passando por um momento facil, pois a crise esta em alta. Mas ao meu ver seria injusto com as crianças de hoje pois seriam tiradas algumas matérias da grade curricular e elas passariam a ser optativas, coisa que eu acho injusto pois temos que saber um pouquinho de cada matéria. http://www.correiodoestado.com.br/opiniao/loiva-heidecke-schiavo-reforma-do-ensino-medio-os-pros-e-contras/288515/

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  7. Os prós: O sistema atual não abre caminhos diferentes para pessoas de capacidades e ambições diferentes. Ele fecha portas, a reforma defende justamente a igualdade de oportunidades. Na flexibilização do novo modelo de ensino médio, metade da grade será comum e, para o restante das aulas, haverá a opção de aprofundamento em cinco habilitações: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino técnico. O aluno não vai mais precisar estudar matérias que não o se interessa (por exemplo, no meu caso: inglês, português, filosofia, geografia, historia, sociologia e artes).
    Os contras: Se você escolher uma profissão no 1 ano do ensino médio e depois no 2 ou 3 ano do ensino médio “não da para mais voltar e o indivíduo vai ficar com menos conteúdos pela causa de ter mudado da escolha de profissão”.

    Eu sou a favor porque se o indivíduo mudar de profissão é só pegar os conteúdos anteriores na internet
    Fonte:http://www.midiamax.com.br/artigo/318635-pros-contras-reforma-ensino-medio.html

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    1. O problema com isso é que,apesar das preferências,essas matérias são importantes para a formação do estudante.Acredito que uma possível solução seria outras metodologias para despertar o interesse do aluno e fazer com que a aprendizagem dessas matérias se tornem mais acessíveis.Apesar de que a reforma não tire totalmente essas matérias do currículo,justamente por haver uma falha na metodologia de ensino dessas matérias(o que faz com que vários alunos percam interesse),vários estudantes serão prejudicados.
      Porém acredito que,caso essas questões sejam mudadas,a escolha de algumas matérias no currículo até seja uma opção viável
      https://novaescola.org.br/conteudo/4742/13-respostas-sobre-o-novo-ensino-medio

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  8. A reforma do ensino médio no Brasil é um acontecimento que está repercutindo muito na mídia, e a principal razão disso é porque isso trará um atraso ao nivel escolar dos estudantes. Mas muitos se perguntam o porquê que ele irá atrasar, e a principal comprovação disso está escrito na própria hisotia da nossa nação. No ano de 1972, em plena ditadura militar, aconteceu varias reformas no âmbito escolar, mas a principal foi no Ensino médio, que queria profissionalizar os alunos. E esse modo de ensino médio tem muita semelhança com o qual foi proposto pelo atual governo do Brasil.
    LINK:
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2017/03/03/ensino_educacaobasica_interna,578061/reforma-do-ensino-medio-fracassou-na-ditadura.shtml

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  9. A reforma do ensino médio é algo que vem sendo muito comentado, pois, ele é bom e ruim ao mesmo tempo. Colocar os alunos pra estudar em tempo integral renderia mais o ensino, porem os deixarem escolher quais áreas querem estudar não é bom, pois nos vestibulares e no ENEM, temos todas as mateiras incluídas na prova, assim o aluno acaba perdendo conteúdo.

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    1. A reforma do ensino média seria algo bom se tivesse uma estrutura adequada, porém foram retirados na grade escolar matérias essenciais na formação de uma pessoa. Por exemplo nos EUA, os colégios possuem matérias obrigatórias ( matemática ( álgebra, geometria, pré-cálculo, estatística), inglês (literatura, humanismo, composição, linguagem oral), ciências (biologia, quimica e fisica), história ( história, geografia, economia), educação física e uma lingua estrangeira (pode ser definida pelo distrito ou pelo estado), além das optativas, a grade muda de acordo com o nível que o aluno está, isso não aconteceu com a reforma no Brasil eles retiraram matérias como história e acabaria prejudicando os alunos, pois poucos optariam por matérias por essas matérias. Além disso, o Brasil não tem a estrutura adequada para essa reforma e realmente os alunos acabariam perdendo muito após essa mudança. http://www.viajandoemfamilia.com.br/como-funcionam-as-escolas-nos-eua/
      https://www.estudarfora.org.br/saiba-como-e-o-ensino-medio-nos-eua/
      E como diz o próximo site, nem todas as cinco matérias opcionais serão disponibilizados em todos os colégios, abaixando ainda mais o nível educacional brasileiro. http://www.epsjv.fiocruz.br/por-que-somos-contra-a-mp-da-reforma-do-ensino-medio

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      1. Com certeza, matérias cruciais para a formação de um estudante deixariam de ser obrigatórias. É inconcebível, por exemplo, a ideia de que uma pessoa cresceria sem ter conhecimento sobre história, uma matéria tão importante para o entendimento do mundo e da sociedade em que vivemos hoje.
        LINK: http://www.bbc.com/portuguese/37463190

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  10. A reforma do ensino médio foi uma maneira do governo colocar jovens que não estudam novamente nos colégios. A reforma aumentou a carga horária de estudos e incluiu o técnico agora nas escolas publicas, serão obrigatórios língua portuguesa e matemática as demais matérias serão optativas. Portanto, a reforma em partes possui pontos bons, pois nem todos possuem a facilidade ou vocação para certa matéria, e como a reforma focou em um padrão próximo do ENEM isso facilitaria a melhor compreensão e melhores notas especificas na prova, por exemplo se um aluno decide fazer engenharia sua maior compreensão terá que ser melhor em matemática e suas tecnologias. Porém, a reforma tornou optativa matérias essenciais na formação de um cidadão, como filosofia e sociologia que formava uma visão critica sobre o mundo. Além disso, o governo não possui estrutura adequada para a nova reforma do ensino médio, atrasando o projeto ou tornando o projeto inacabado ao ser implantado nos colégios. Outro fator contra é a mentalidade da maior parte dos brasileiros, eles apenas escolheriam as matérias mais fáceis para passar esses 3 anos e não algo que ajudaria em seu futuro, sendo um problema das varias gerações passada, sendo muito difícil de ser mudada. http://www.midiamax.com.br/artigo/318635-pros-contras-reforma-ensino-medio.html

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  11. A reforma do ensino médio, está sendo feita por motivos de que o governo brasileiro não quer mais ter tanto investimento na educação dos jovens, e um dos principais problemas que ela está se esbarrando para não ser colocada em pratica é a falta de estrutura nas escolas do Brasil, e o pior ainda é que os nossos governantes não vão querer investir nessas escolas para se ter mais salas disponíveis por área do conhecimento.

    http://www.andi.org.br/clipping/reforma-do-ensino-medio-esbarra-em-falta-de-estrutura-e-recursos

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  12. A reforma do ensino médio tem como objetivo deixar o aluno escolher as matérias específicas que quer estudar, porém isso é um tanto prejudicial porque o aluno precisa de um amplo conhecimento para poder se expressar melhor e pensar melhor. Outra desvantagem seria o próprio enem que teria q ser modificado e preparado de acordo com as matérias q cada aluno está estudando, por esses e outros motivos sou contra a reforma do ensino médio.
    http://www.revistaeducacao.com.br/quais-os-desafios-para-a-reforma-do-ensino-medio/

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  13. Mudar uma educação já falha não foi o melhor plano que o governo poderia ter tido. Novo ensino médio propõe que os alunos escolham uma área de conhecimento, isso prejudica muitos que podem escolher uma área sem saber mesmo se quer aquela área, esse problema vai se refletir no futuro, com profissionais insatisfeitos. Outra proposta foi a retirada de algumas matérias da grade comum curricular, algumas matérias não serão mais estudadas, e milhares de professores serão prejudicados. Tentar mudar algo que não tem mais concerto não adianta, o governo só vai investir mais, gastando um dinheiro que não tem. Mas apesar desses contras, o novo ensino médio apresenta seus pontos positivos, melhora no conhecimento e na profissionalização, alunos poderão ter cursos como
    culinária, alguns esportes, língua estrangeira, isso vai ser muito positivo para os jovens.
    link: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

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    1. Concordo com a Renata, pois irá prejudicar alunos e professores retirando certas matérias, e prejudicará de certa forma em sua grade curricular, mesmo podendo melhorar em alguns pontos

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  14. a reforma do ensino médio, tem seus lados positivos, porém, tem seus lados negativos também, como por exemplo, o aluno ter que escolher as matérias especificas, ou seja, apenas uma área de conhecimento que ele quer estudar, assim prejudica os jovens que tem duvidas no que realmente eles querem fazer. Isso causará mais problemas no futuro. http://www.brasil.gov.br/educacao/2017/02/conheca-as-mudancas-que-ocorrerao-no-ensino-medio

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  15. A reforma estabelece a segmentação de disciplinas de acordo com áreas do conhecimento e a implementação gradual do ensino integral. A nova lei prevê ainda a ampliação do número de escolas com aulas em período integral, por meio de financiamento do governo federal às redes de ensino básico sob responsabilidade dos Estados. Atualmente, a carga diária é de 4 horas e meia e apenas 5,7% das escolas desse ciclo de ensino oferecem jornada ampliada.
    http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

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    1. Concordo com a Thaynara,pois as disciplinas em áreas do conhecimento e a implementação gradual do ensino integral que a reforme oferece, e gostei da nova lei que todas as escolas deveriam ser aulas em periodo integral.

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  16. a reforma tem seus lados positivos,pois pode escolher algumas matérias especificas exatas ou humanas para levar para o ensino mais fundo,como a faculdade e para a vida inteira, e outro lado negativo é que os alunos ficam confusos em saber o que escolher.

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  17. A reforma do ensino medio tem sido uma maneira do governo tentar encaixar os jovens que não se dedicavam aos estudos, colocando em normas para facilitar tambem a compreensão e realização do ENEM, mantendo algumas materias fixas como portugues e matematica e a adição de uma qualificação tecnica “mão de obra barata”, e por escolha do aluno algumas materias extras para poder fechar o seu corriculo escolar. Porem isto pode acabar se tornando uma lamina de dois gumes, já que os alunos podem escolher materias faceis que não os acrecenta praticamente nada academicamente falando, e sem sombra de duvida a exclusão de materias mais “complexas” como Sociologia e Filosofia principalmente, aonde tendem a forçar as pessoas a raciocinar. Creio que a reforma do Ensino Medio é nescessaria’ porem deve ser arduamente planejada, pois pelo geito que esta sendo realizado ainda ha muitas falhas.

    http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361

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  18. A reforma do ensino medio, tem comi objetivo, fazer o aluno sair do ensino médio pronto ao trabalho, isso pois durante os 3 anos, o aluno ira focar nas matérias que o mesmo ira usar no futuro, e descartando as que ele nao utilizará. Isso é ruim, pois o aluno não verá matérias importantes, e também porquê varios alunos , mesmo no 3° ano nao sabem oque querem fazer. Um ponto positivo e que após o término do ensino médio, o aluni ja sai apto a realizar a sua profissão, não necessitando assim de um curso profissionalizante, ou faculdade. Na minha opinião, essa ideia ainda deve ser debatida, pois há seu lado positivo e negativo, então basta moldar essa ideia melhor
    Link:http://g1.globo.com/educacao/noticia/entenda-a-reforma-do-ensino-medio.ghtml

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  19. O ensino no Brasil nunca foi um dos melhores, apesar de que com essa reforma, há intuições para que melhore a qualidade da educação brasileira, afetando principalmente o ensino médio por ser uma das etapas mais importantes de sua carreira escolar. Porém essa reforma não foi muito eficiente para todos, sendo que nas áreas profissionalizantes muitos jovens até o 3° ano do Ens.Médio ainda não fizeram sua escolha.
    http://g1.globo.com/educacao/noticia/entenda-a-reforma-do-ensino-medio.ghtml

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  20. O governo Temer lançou um novo plano de educação para o ensino médio no Brasil, porém é provável que não dará certo.
    Primeiro porque tal reforma não modifica o ensino brasileiro e sim propõem reformas superficiais do ensino. A centralização coercitiva do ensino continua e com isso não ocorre inovações do mercado. O segundo ponto é que não há recursos nem professores para a implantação do ensino técnico.
    Por outro lado, o que vemos de bom é mais liberdade para selecionar matérias e contratar professores. E segundo Rafael Hide a remoção da obrigatoriedade do ensino de filosofia e sociologia é um ponto bom da reforma já que a ideia que o estado ira educar e formar o pensamento crítico dos seus eleitores futuros e contraditória.

    Link: http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml

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  21. Para o presidente Temer a reforma do ensino médio é uma volta ao passado útil, segundo o Site Senado Noticias: ”Senadores da oposição criticaram o fato de que a reforma foi feita por meio de medida provisória, sem debates com professores, alunos, especialistas ou sociedade em geral. Foi questionado também como municípios e estados financiarão o ensino integral.”
    A nova lei prevê ainda a ampliação do número de escolas com aulas em período integral, por meio de financiamento do governo federal às redes de ensino básico sob responsabilidade dos Estados.

    http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio

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  22. A reforma do Ensino Médio no Brasil, de certa forma virá para ja preparar o jovem pro mercado de trabalho,fazendo assim ele sair preparado para alguma area de sua escolha. Mas, existe o ponto negativo que assim, terão matérias superimportantes que estão na grade de ensino que serão deixadas de lado, e isso infelizmente ocorrerá com os jovens futuros
    http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio

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    1. Concordo com você, pois isso já acontece em boa parte dos países desenvolvidos e chega a ser gritantemente óbvio o resultado positivo. Mas, de novo, a coisa era travada por impedimentos puramente ideológicos.

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  23. Quando a reforma começa a valer?

    As mudanças podem começar a ser implementadas a partir de 2018, de acordo com o texto da MP, no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas pode ser antecipado para o primeiro ano, desde que com antecedência mínima de 180 dias entre a publicação da Base Nacional e o início do ano letivo. A BNCC encontra-se em discussão no Ministério da Educação e ainda terá de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A expectativa é que a Base seja definida até o fim de 2017.https://www.google.com.br/amp/agenciabrasil.ebc.com.br/amphtml/educacao/noticia/2017-02/conheca-os-principais-pontos-da-reforma-do-ensino-medio#ampshare=http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-02/conheca-os-principais-pontos-da-reforma-do-ensino-medio

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  24. A reforma do Ensino Médio proposta pelo presidente Michel Temer, tem sim seus prós e contras, porém, os argumentos contras pesam mais na minha opinião. O aumento da carga horária é uma das propostas que de primeira vista parece algo bom, pois muitos vêem que os alunos vão estudar mais. Ao propor isso, foi deixado de lado a questão de que será exaustivo para os alunos e professores. Outro problema seria a imaturidade, pois muitos alunos ainda no terceiro ano não sabem qual será a faculdade que irão cursar, então imagine alunos de 14/15 anos.
    Um ponto bom a ser citado, seria o curso técnico. Os alunos serão preparados para entrarem no mercado de trabalho, o que vai abrir oportunidades para muitos. Há muitos pontos que ainda devem ser dicutidos, pois a educação no Brasil precisa ser reestruturada, mas com consciência.

    Link: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-02/conheca-os-principais-pontos-da-reforma-do-ensino-medio

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    1. realmente Dylan, mas com esse pouco de conhecimento que o aluno não teria nessa reforma, poderá fazer falta futuramente em sua vida profissional e prejudica-lo em suas escolhas…

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  25. a proposta do novo ensino médio, alem de deixar dúvidas, tem tanto pontos negativos quanto positivos. Na minha opinião os pontos negativos se sobressaem. O aumento da carga horaria parece ser uma boa ideia ao longe, porem, isso sobrecarregaria tanto os alunos quanto os professores. Esse aumento de horas no colegio, nao significa que as pessoas vao estudar/aprender mais.
    http://www.epsjv.fiocruz.br/por-que-somos-contra-a-mp-da-reforma-do-ensino-medio

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  26. Nesse site podemos ver como seria divido as áreas que seriam : linguagens e suas tecnologias matemática e suas tecnologias ,ciências da natureza e suas tecnologias,ciências humanas e sociais aplicada ,formação técnica e profissional,ou seja da mesma forma que é separada o ENEM.Desse modo ja que o pais quer isso,deveria acabar os vestibulares e apenas ser prestado o ENEM,com a área que cada um escolhesse.
    http://g1.globo.com/educacao/noticia/entenda-a-reforma-do-ensino-medio.ghtml

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    1. Já que a solução proposta por você foi o fim dos vestibulares e apenas a realização do ENEM na área escolhida, há um problema. O modo como as questões do exame são feitas exige que para serem resolvidas o aluno tenha conhecimentos em várias áreas diferentes, ou seja, conhecimento interdisciplinar. Caso a grade curricular das escolas seja diminuída, os alunos terão dificuldade para aplicar essa interdisciplinariedade e sua formação crítica será degradada e isso é um importante ponto na qualificação de um profissional.
      Link: http://www.bemparana.com.br/noticia/469780/pros-e-contras-da-mp-que-reforma-o-ensino-medio

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  27. Cleverson Lino Batista, professor de filosofia, ética e sociologia do ensino médio no Colégio São Pedro do Vaticano e do ensino fundamental na Rede Coleguium, ambas escolas particulares em Belo Horizonte, diz que a MP é positiva ao trazer o ensino técnico ao ensino médio. “É muito importante, principalmente para os mais pobres. É uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho”. Para ele, outro ponto positivo é a possibilidade do estudante escolher a trajetória de ensino.

    “A MP é uma tentativa importante [de melhorar o ensino médio]. Atualmente, ela não dá perspectiva para muita gente que não vai fazer o vestibular. Não tem essa possibilidade de encarar, dentro do ensino médio, a especificidade de cada emprego, de cada mercado de trabalho e profissão. Com o ensino técnico, o estudante pode ter essa oportunidade de lidar com a profissão”, defende.

    Sobre a possibilidade de sociologia, filosofia, artes e educação física deixarem o currículo obrigatório do ensino médio, o professor diz que não acredita que isso ocorra. Pela MP, os componentes curriculares obrigatórios, além de português e matemática, serão todos definidos na Base Nacional Comum Curricular, atualmente em discussão. “Eu creio que esses conteúdos dificilmente deixarão de compor o ensino médio. Pelo que acompanhei da Base, as disciplinas estarão contempladas”, diz.

    http://exame.abril.com.br/brasil/4-opinioes-sobre-o-novo-ensino-medio-para-voce-formar-a-sua/

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  28. A reforma do ensino médio pode não ser a melhor escolha para um país que muitas vezes reclama da falta de excelência dos trabalhadores… portanto, quanto mais conhecimento para os alunos, maiores serão suas chances de terem entrada no mercado de trabalho e cumprirem com suas obrigações, com mais sabedoria e inteligência

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  29. A reforma do ensino médio ela será benéfica pois ajudara a ter uma mão de obra mais qualificada para o mercado de trabalho, como por exemplo se o aluno não quiser fazer um curso de ensino superior, a reforma lhe trara a liberdade de poder escolher com mais facilidade um curso técnico, assim melhorando o nível do mercado de trabalho, outro ponto que a reforma muda é a escolha de uma área de um itinerário formativo escolhido pelo aluno, e isso em minha opinião tem os pontos bons que são o aluno fazer a área que ele quer seguir na graduação mas o ponto ruim é a falta de maturidade de um aluno no começo do ensino médio ao saber á área de graduação a seguir no futuro, Outro ato realizado pela reforma foi o aumento da carga horaria que e minha opinião será benéfico pois ajudará o aluno adquirir mais conhecimento.

    Link: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio

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  30. Com a reforma, irá aumentar a concorrencia de trabalho dos graduados para também aqueles que possuem o ensino tecnico. Tendo em vista que a qualidade de trabalho oferecida será menor, porque não será obrigatorio a ampliação de conhecimento nas devidas areas.
    O novo ensino medio quer reduzir as disciplinas mas aumentar a carga horaria das aulas, sobrecarregando os professores e alunos, podendo até gerar desemprego para alguns professores, já que não é lhe oferecido a certeza que pré adolescentes (quase incapazes de escolherem, tão jovens, o seu destino) iram obtar pela sua area de formação.
    Nesse site é exaltado as principais modificações: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/02/entenda-as-principais-mudancas-da-reforma-do-ensino-medio-9716979.html

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  31. Um ponto positivo da reforma do ensino médio será o aprofundamento em Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Profissional. A reforma pretende implatar o sistema integral. Mas também tem seus pontos negativos, que algumas matérias não serão mais aplicadas e isso poderá prejudicar o aluno e o professor. Com o sistema integral, poderá ser cansativo para os alunos e professores.
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2017/02/entenda-as-principais-mudancas-da-reforma-do-ensino-medio-9716979.html

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  32. Com a reforma do ensino medio os estudantes vao tem um conhecimento mais especifico da sua area de conhecimento, mas com a reforma o governo pretende minimizar as aulas de algumas materias, sendo assim o aluno nao iria ter o conhecimento da mesma.
    Com a implementacao da reforma feita pelo governo temer foi uma busca rapida para a melhora da educacao e economia.

    LINK : http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/entenda-os-principais-pontos-da-reforma-do-ensino-medio/

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  33. A reforma do Ensino Médio apresenta uma boa proposta no tocante a opção de escolha que o aluno terá ao direcionar o aprofundamento nas disciplinas que deseja. Porém, não se sabe como essa medida será implementada nos colégios públicos, ja que a estrutura não é das melhores, o que causaria estresse nos estudantes, caso a carga horária escolar seja aumentada. Outro problema é a mensalidade dos colégios particulares, que aumentaria excessivamente para satisfazer as exigências propostas. Além disso, as disciplinas como Filosofia e Sociologia serão desvalorizadas, assim como quem as leciona.
    Link: http://www.midiamax.com.br/artigo/318635-pros-contras-reforma-ensino-medio.html

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  34. Em minha concepção, um dos aspectos negativos da reforma no Ensino Médio é o aumento da carga horária.
    Aparentemente, aumentar a carga horária incentivaria os alunos a estudarem mais. Porém, isso é algo que não acontece, uma vez que muito tempo de aula acaba tornando o estudo exaustivo pra turma e também para o professor. É evidente que as aulas não renderiam.
    Aumentar a carga horária não necessariamente aumentará o conhecimento das pessoas, nem fará com que elas estudem mais.
    LINK: https://www.youtube.com/watch?v=2Q9cuab4MDo

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  35. A reforma do Ensaio Médio gera visões positivas e negativas. Sair do Ensaio Médio com um preparo maior para mercado de trabalho, possibilidade de escolha da trajetória de ensino e colocar novamente os jovens que param os estados na escola, esse são os pontos positivos apontados por um parte da sociedade sobre o assunto. Já os negativos são, o aumento da carga horária, a estrutura dos colégios para essa reforma e as matérias que serão optativas. Sendo assim é um tema que gera muitas opinião.

    http://www.bemparana.com.br/noticia/469780/pros-e-contras-da-mp-que-reforma-o-ensino-medio

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